O começo do campeonato paulista de automobilismo aconteceu no final de semana de 24 e 25 de fevereiro, contando com a presença de categorias como Fórmula Vee, F1600, Copa HB20, AMG CUP Brasil etc.
Fotos: Maria Fernanda Murgo, fotógrafa Kasko Racing
Neste mesmo final de semana ocorreu o cortejo fúnebre em homenagem ao piloto Wilson Fittipaldi Jr, o querido "Wilsinho Tigrão", que correu na Fórmula Vee e deixou sua grande contribuição pro automobilismo nacional.
Fotos: Maria Fernanda Murgo, fotógrafa Kasko Racing
Mas vamos ao que interessa, vamos falar da AMG CUP Brasil! No dia sábado (24/02), estava previsto em calendário o treino livre 1 (TL1), treino livre 2 (TL2) e qualificação (QUALI) para as categorias GT4, CLA e C300. Pista liberada e os pilotos Henry Couto #26, Rafael Mascarenhas #37 e Renato Breve #78 saíram para seus treinos, com carros confiáveis e prontos pro desafio do final de semana.
Resultados do Treino Livre 1 (TL1): CLA AMG:
Marcio Giordano/Henry Couto: 1:57.224 (P4)
Rafael Mascarenhas: 1:57.722 (P6)
C300:
Renato Breve: 2:05.914 (P6)
A partir daqui, vamos fazer alguns apontamentos para o piloto Henry Couto, campeão da Nascar Brasil 2023 e estreante na categoria, e os imprevistos do final de semana.
O piloto vinha mantendo o P3 constante no TL1, no entanto, faltando uma volta para o fim do treino, o piloto ouviu um barulho, e por segurança impôs menos esforço ao carro, e na última volta caiu para P4. O barulho relatada seria um problema no coxim do motor, o que foi logo consertado para o TL2, podendo assim agora buscar uma posição entre os três primeiros.
Foto: Maria Fernanda Murgo, Fotógrafa Kasko Racing
Inesperadamente, uma chuva torrencial chegou ao Autódromo de Interlagos. Bandeira vermelha. Por segurança dos pilotos, o TL2 e QUALI foram cancelados para todas as categorias. Agora cabia a confiar no carro e seguir para o domingo, com a corrida 1 prevista para as 9h e corrida 2 prevista para 12h.
Manhã de domingo (25/02), pilotos nos boxes e tudo preparado para a primeira corrida do ano. Pista liberada e formação do grid. Com os carros #37 e #78 já em seus colchetes, o piloto Henry Couto faz a passagem pelos boxes duas vezes e finalmente leva CLA #26 para os boxes, com um sinal de "já era". Nos boxes, fora relatado um barulho e nota-se então o desprendimento do eixo de transmissão da parte traseira do carro, o qual levou ao rompimento de chicotes de sensores, atuadores e sistema de transmissão. A primeira corrida do ano e o primeiro Did Not Finish (DNF) também.
Resultados da Corrida 1:
CLA AMG:
Marcio Giordano/Henry Couto: DNF
Rafael Mascarenhas: P5
C300:
Renato Breve: P5
Para a corrida 2, a equipe mecânica investiu esforços para arrumar o carro #26. Todo o sistema de transmissão e chicotes foram consertados. Os primeiros testes foram um sucesso, no entanto, com o sistema de diagnóstico eletrônico, ficou constatado uma avaria no carregamento da bateria: alternador. Com o rompimento dos cabos, um curto-circuito fora provocado, o que danificou o sistema do alternador, impossibilitando o carregamento da bateria. O carro não iria conseguir acabar a corrida 2. Por estratégia, todos os carros foram levados ao grid de formação, agora com o piloto Márcio Giordano no carro #26.
Como previsto, o carro #26 abandonou a prova, porém as 4 voltas foram suficientes para verificar o resto do sistema.
Resultados da Corrida 2:
CLA AMG:
Marcio Giordano/Henry Couto: DNF
Rafael Mascarenhas: P2
C300:
Renato Breve: Desclassificado
Fechando a etapa com mais um imprevisto, o piloto Rafael Mascarenhas #37 foi desclassificado por não cumprimento de peso mínimo do carro ao final da corrida 2, e o piloto Renato Breve #78 por manifestação de piloto de equipe adversária por suposto contato intencional, o que veio a tirar o piloto da corrida.
Comments